domingo, 21 de março de 2010

Ándale!Ándale!

Há algo em morar na fronteira que as pessoas não sabem,não percebem além de preços baratos, pirataria e aglomeração de turistas e moto taxistas . Existem pessoas que vivem, sobrevivem ali!
É incrível como uma demarcação territorial pode mudar as pessoas,a maneira como falam, o jeito como agem, pensam, o tipo de lugar onde moram, o comodismo para o comodismo absoluto, as manias ,gírias, roupas [...] , não é só uma localização geográfica é o inicio da sede,do entender humano sobre a funcionalidade do psicológico de outros humanos.
Querer entender o porquê ao atravessar uma ponte as coisas podem parecer piores, o uso do capacete se tornam tão desnecessário,o sexo ser banalizado e vendido por pobres putas pela barganha de 1 real.Querer entender porque alguns tem tanto e outros ali tão perto, espremidos entre shoppings, grandes galerias comerciais e Hilux, kia’s,  bmw’s...tem tão pouco...
Assistir todos os dias não mais mensaloes,mas a desvalorização da vida,pessoas ao léu, desprovidas de qualquer tipo de assistência hospitalar, porque a morte é mais fácil do tentar salvar (-se)."Viver’’ em um lugar que ousam chamar de país mesmo a educação sendo pior que a brasileira,pasmem! (não que a nossa seja referencia), onde os valores conservadores se confundem com a ganância capitalista escancarada.
Crianças chorando de fome, vendendo pão e erva mate já não comovem mais a  expressão apática, os olhos chorosos de um povo já não convencem, as promessas politicas se tornaram tão indiferentes, e a esperança de melhoras?Pura ilusão.

3 comentários:

  1. As veias abertas da América menina, menina. Uma sensação humanista que Che Guevara deve ter tido quando vivo e atuante, andando por aí, ali...

    Ele incitou os paraguaios e demais povos hermanos a reinvidicarem justiça, questionar a opressão capitalista, viver de forma mais inteligente, interessante, interessada.

    Parece que grande parte não teve a mesma sensibilidade dele. Cagaram, andaram e o mataram.

    Você, pelo menos, tá ligada ;)

    E agora?

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que você transmite o olhar de quem conhece mesmo, que vê tudo isso com intensidade e realidade!
    Com certeza disse o que toda a população fronteiriça deseja berrar a plenos pulmões para os hipócritas brasileiros.
    Parabéns!

    ResponderExcluir